Criada inicialmente como ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MINAS GERAIS, a ABVMG tem aprimorado sua atuação após o reconhecimento da profissão de Bombeiro Civil.
A Associação, pelo trabalho de seu Presidente, o Tenente da Reserva do Corpo de Bombeiros Procácio, é pioneira na formação e treinamento de brigadistas, guarda municipal e bombeiros civils em diversas cidades mineiras e tem se destacado pela excelente capacitação de seus profissionais e pela atuação com equipamento adequado para as mais diversas ocorrências.
Atuamos em eventos diversos com equipes de brigadistas, técnicos em segurança do trabalho e bombeiros civis.
Oferecemos curso de Bombeiro Profissional Civil, com diversos diferenciais, como qualificação em arrais amador e socorrista.
Entre em contato: (31) 8732-1841.
Espaço criado para troca de informações com alunos, ex-alunos e profissionais da área.

20 de fev. de 2012

Mais um tema de palestras do BPC na Comunidade

20/02/2012 07h17 - Atualizado em 20/02/2012 07h17

Especialistas orientam sobre como reagir a ataques de animais

De aranhas a cães bravos, saiba que providências tomar para se defender. Adestrador recomenda que cães de grande porte sejam treinados.

Tássia Lima Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Apesar de pouco frequentes, os acidentes com animais peçonhentos ainda ocorrem, mesmo nos grandes centros urbanos. Em Sorocaba, interior de São Paulo, 35 ataques foram registrados em 2011.
Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, foram 17 picadas de aranha, 13 de escorpião e cinco de cobras. O número de casos aumenta e diminui sem seguir um padrão. Em 2010, 28 casos foram confirmados, contra 51 em 2009.
O serviço de referência para atendimentos dessas vítimas é a Unidade Regional de Emergência do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. A Secretaria de Saúde orienta que, em caso de picadas, não se deve usar torniquetes ou qualquer tipo de curativo que faça pressão e que prejudique a circulação sanguínea. A única medida que pode ser tomada fora do hospital é, se possível, manter o membro atingido elevado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente.
Cachorros
Não há dados registrados na cidade em relação a ataques de cães bravos ou de outros animais de médio e grande porte. Mas, para evitar que eles ocorram, o adestrador Orisval de Lara afirma que a prevenção é fundamental e deve vir dos proprietários. "A pessoa que quer ter um cachorro, principalmente se for de grande porte, tem que pensar no controle e na educação do animal. Para sair na rua, por exemplo, ele deve estar preparado para conviver com pessoas desconhecidas e passar por situações incomuns", diz.

E, segundo ele, a recomendação não serve somente para os pit bulls. "O pit bull leva a fama porque é o cachorro da moda, o que mais tem. Já houve a época do rottweiler, do doberman e até do pastor alemão, há muito tempo", explica.
De acordo com Lara, depois que o ataque começa, é difícil fazer com que o cão pare. "No momento da briga, ele fica tão concentrado naquilo, que acaba cortando as conexões externas e não escuta ninguém". A dica, no caso de situações de emergência, é tentar usar um objeto, como uma cadeira, para separar o animal da pessoa. "Nunca se deve tentar ajudar com as próprias mãos. O risco da pessoa ser mordida também é extremamente alto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário